terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Com chuva constante, EMCAa alerta população para evitar acúmulos de água e assim combater a dengue  

O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET prevê que os próximos dias; de 13 a 16 de janeiro,o clima continuará chuvoso e em alguns pontos com presença de trovoadas. 
Com chuva constante, EMCAa alerta a prevenção 
Um levando do instituto apontou que das 22 horas de segunda-feira,11, até às 16 horas desa terça-feria,12, os maiores volumes de chuva foram observados nos municípios de São Carlos (100,2), Ibitinga(91,8), Pradópolis (83,4), Ituverava (62,4), Votuporanga (59,4) e Franca (57,8). 
Segundo meteorologistas, nos próximos dias o ar continua bastante úmido na maior parte do estado. Nesta quarta-feira,13,  as chuvas ficam mais isoladas e concentradas entre o norte e oeste, áreas com ocorrência de trovoadas. Nas demais áreas o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover de forma isolada. Temperaturas máximas sobem.
De quinta a sábado um canal de ar quente e úmido da Amazônia e a convergência de ar mais ameno e também úmido do Oceano Atlântico determinam a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas no estado.

DENGUE 

 A Secretaria de Saúde e Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) de Catanduva, orienta a população dos cuidados necessários para evitar que o mosquito se prolifere, e assim evitar a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus
De acordo com o EMCAa, o mosquito começa a se reproduzir durante os meses mais quentes, quando as chuvas são mais abundantes, sendo o verão a época de maior incidência da doença, por isso é necessário que a população fique de olho em tudo que possa acumular água. “O foco é a eliminação de criadouros, única medida 100% eficaz no combate ao vetor. O controle do vetor está nas mãos da população, uma vez que 90% dos criadouros do mosquito estão dentro da própria casa dos munícipes”, explica o coordenador do EMCAa, Kenio Suliani da Costa.
  
Cuidados 
Alguns cuidados simples, como não jogar lixo nas ruas, em lotes vagos ou nos rios, manter os quintais limpos, substituir por areia a água dos suportes de vasos de plantas ajudam a evitar a proliferação da larva.
A população pode denunciar locais onde possa haver problemática referente ao vetor, basta ligar no Disque Dengue no EMCAa (17) 3521-4087
Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Catanduva