quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


Município saltou da 185ª posição para o 5º lugar no ranking

Estação de Tratamento em Catanduva ajudou na pontuação
Catanduva conseguiu pela primeira vez 
sua certificação no Programa Município Verde Azul (PMVA) entre os 10 primeiros colocados no estado. O município saltou da 185ª posição, para o 5º lugar, atingindo 96,11 pontos, dentre 410 municípios avaliados. As informações são da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que divulgou o ranking de 2015.
Dentre os 10 primeiros classificados no ranking, Novo Horizonte ficou em 1º lugar, obteve a pontuação de 97,13, quase a totalidade dos 100 pontos máximos. Das dez diretivas, que são os temas abordados pelo PMVA, Novo Horizonte alcançou a nota máxima em seis – Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Qualidade do Ar e Estrutura Ambiental – nas quatro restantes – Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Gestão das Águas e Conselho Ambiental – poucos décimos separaram a cidade da máxima pontuação. No ciclo anterior, em 2014, o município ficou posicionado no 26° lugar, saltando para primeira colocação em 2015.
O município de Santa Adélia, que ficou em 3º lugar em 2014, caiu para a 14ª posição, com nota 90,79. Ainda na região receberem certificado os municípios:  São José do Rio Preto (17ª), Itajobi (23ª), Pirangi (24ª), Ibirá (53ª), Catiguá (77ª), e Embaúba (110ª).
De acordo com Estado, que entre os municípios não certificados observou-se a execução de ações ambientais com êxito e 180 cidades apresentaram melhora no desempenho com relação ao ano anterior.
O ciclo contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0.
Para a coordenadora do Programa Município Verde Azul, Lie Shitara Schutzer, a divulgação do ranking ambiental não encerra as ações do Programa: “É um trabalho para que todas cidades tenham condições reais de participação”.
Com a divulgação do ranking, os 618 municípios cadastrados já estão mobilizados para o novo ciclo. A última cidade a aderir ao Programa foi Tapiraí.
SAIBA 
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.
A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Foto: Rafael Bello