sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016


Murilo Pavani, de 19 anos, pretende se aprofundar nos estudos de Oncologia

Murilo desenvolveu próprio método de estudo 

O jovem Murilo Pavani, 19 anos, morador de Palmares Paulista, que sempre estudou em escola pública, conseguiu ser aprovado em quatro faculdades públicas de Medicina: FAMERP (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) e, as universidades: UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e USP Ribeirão Preto.
Murilo relata que desenvolveu seu próprio método de estudo durante a preparação para o vestibular, o que garantiu o resultado. “Procurei, através de informações via internet, um modelo de estudo que se encaixasse nas minhas necessidades. O meu método de estudo era chegar do cursinho e estudar duas matérias por dia: fazia resumo e depois disso os exercícios. O tempo variava, de acordo com o grau de dificuldade que eu tinha com as matérias e com o cansaço. As vezes ia até as  18, 19 ou 22 horas. Nos fins de semana evitava estudar, focava mais na leitura dos livros obrigatórios. Todos os dias assistia jornais e lia sobre atualidades”.
Mesmo com tanto preparo, Pavani  que prestou sete vestibulares, destacou que não tinha tanta expectativa de poder passar em mais de uma faculdade, tendo ciência da concorrência que iria enfrentar. Na UFMG, usou a nota do Enem (770), por meio do programa Sisu.
“Acreditava que fosse conseguir em alguma. Quando os resultados começaram a aparecer, foi aquela surpresa. Ás vezes eu sentia que ia bem na prova, mas ao mesmo tempo dava aquele medo e insegurança devido à concorrência”.
Dentre as opções, Murilo escolheu cursar a Medicina na USP, onde pretende se aprofundar nos estudos de Oncologia. “A USP era aquela expectativa distante. Não tinha um grande sonho com ela, pois a via como algo inalcançável. A minha expectativa nesse período era a UFMG. Depois, quando fui para segunda fase da Fuvest(vestibular da USP), aí acreditei que teria realmente chance de poder adentrar na USP”.
De família humilde, Pavani, mesmo tão jovem, sabe bem o que quer para o futuro. “ Almejo uma carreira que cumpra com os ensinamentos científicos e humanos da Medicina, visando sempre o bem estar daquele que dela necessitá-la.”.
Para quem quer ter uma conquista como a de Murilo, ele dá a receita: “Principalmente foco. Encontre um plano de estudo de acordo com as suas expectativas, busque a melhora nas suas maiores dificuldades, tenha em mãos textos motivadores e nunca desista. Eu, há um mês atrás, não imaginaria todas essas conquistas, até agora a ficha não caiu. Por isso, siga em frente, pois uma hora o seu momento vai chegar, apesar de todas as dificuldades”, finaliza.

Foto: Arquivo Pessoal