domingo, 24 de abril de 2016

Pontuação em exame abre portas para ingressar em universidades públicas 

Site oficial disponibiliza edital completo de exame 


As inscrições para a edição do Enem 2016 tem início a partir o dia 9 de maio e seguirá até o dia 20 do mesmo mês. Os candidatos deverão se inscrever pela internet (http://enem.inep.gov.br/inscricao.html) a partir das 10 horas do dia 09 ou até ás 23h59 do dia 20.  


A taxa para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio é isenta para estudantes de escolas públicas que estão concluindo o terceiro ano do Ensino Médio, os demais, que não estiverem incluídos no critérios previstos em Lei de inseção, deverão recolher taxa no valor de R$68, podendo ser paga em qualquer agência bancária, Correios, ou ainda em casas lotéricas. A taxa deve ser paga até o dia 25 de maio. 
Neste ano, de acordo com edital, os participantes que necessitarem de atendimento especializado para (autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual e outros), deverão encaminhar documentação que comprove suas limitações, no período de 1º a 8 de junho. 
Já para candidatos que pretendem ser identificados pelo nome social, após fazer a inscrição devem encaminhar também de 1º a 8 de junho, cópia de documento de identificação, foto recente e formulário preenchido (disponível online). 

PROVAS 

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. 
Neste ano, as provas estão previstas para ocorrer nos dias 05 de novembro (Sábado - 4h30) e no dia 06, com duração de 5h30. Para saber a divisão das disciplinas, acesse o edital completo. 
Os portões de acesso abrirão às 12 horas e fecharão às 13 horas, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12 horas, já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Depois que os portões fecharem,  uma série de procedimentos de segurança será realizada e as provas terão início às 13h30.