quarta-feira, 4 de maio de 2016


Foto: Divulgação Internet -
Após quatro anos, a Esquadrilha da Fumaça, voltará a São José do Rio Preto, no dia 29 de maio (domingo) para realizar uma grande apresentação, apresentando os novos aviões, apelidados de super tucanos. A apresentação acontecerá às 16 horas, no aeroporto Eribelto Manoel Reino.

Os oficiais da Força Aérea Brasileira Major Álvaro Escobar Veríssimo e Capitão Glauber Lage, que integram a Esquadrilha, estiveram nesta quarta-feira,04, em Rio Preto, para realizar o reconhecimento da área do aeroporto e verificar a estrutura de acomodação. ‘”Este reconhecimento, necessário para a apresentação é chamado de missão precursora e é o primeiro contato da Esquadrilha da Fumaça com a comissão organizadora do evento”.

Por meio dela são detalhadas todas as questões acerca da apresentação aérea, como quantos aviões irão se apresentar, quantos oficiais virão à cidade, quais serão as manobras executadas, entre outros detalhes.

Neste primeiro contato, o Major Escobar e o Capitão Glauber realizaram uma inspeção no local, acompanhados pelo secretário de Cultura, Fernando Melgar, para garantir a segurança não só do voo, mas também da população que estará presente.

Para viabilizar a apresentação aérea, são levados em consideração alguns aspectos principais: se há algo físico que impossibilite o voo e se o local é de fácil acesso ao público.

A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Rio Preto aconteceu em março de 2012 e a novidade desde a última apresentação são os novos aviões, modelo A 29 – Embraer, batizados como Supertucanos.

“Os Supertucanos vêm com pintura nova, um som do motor mais imponente e mais potência. Rio Preto tem uma localização bem privilegiada para apresentações e é bastante populosa, então esperamos a participação da população em massa. Traremos uma equipe de 20 pessoas, oito aviões, sendo sete para a apresentação e mais uma aeronave reserva e teremos uma grande  apresentação com aproximadamente 45 minutos de duração”, afirma o Major Escobar.