quinta-feira, 19 de maio de 2016


Termina nesta sexta-feira,20, as inscrições para participação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos têm até às 23h59 para se inscrever no site.
Segundo o INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira, até as 18 horas desta quinta-feira, 19, havia 6.818.563 inscritos.
No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, fixo ou celular, válido. Também é necessário cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não pode ser usado por outro participante. O sistema de inscrição determina ainda a criação de pergunta e resposta de segurança para o acesso. É importante também que o número de CPF e a data de nascimento informados durante a inscrição estejam de acordo com os dados na base da Receita Federal.
Cerca de 2,2 milhões de estudantes, alunos do último ano do ensino médio, devem fazer as provas do exame este ano. Os concluintes dessa etapa em 2016, matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição. Também estarão isentos os candidatos que se declararem carentes. Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.
Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa de R$ 68, o pagamento, este ano, pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 próximo.

Tecnologia
A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes estão no edital do Enem de 2016, publicado no Diário Oficial da União de 15 de abril. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais – envelope com lacre e detector de metais.

Fonte: MEC/Inep