terça-feira, 12 de julho de 2016


Equipamentos de tecnologia assistiva também serão entregues em Fernandópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto


Dentre 90 dias, os municípios de Catanduva, Fernandópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto, contarão com biblioteca acessível à pessoa com deficiência visual.
A conquista foi alcançada, após participação no ‘Concurso Acessibilidade em Bibliotecas’, cujos interessados elaboraram um projeto de como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade e forneceram informações sobre o funcionamento da unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fornecerá equipamentos de tecnologia assistiva para as quatro bibliotecas municipais.
“O objetivo é possibilitar as pessoas com deficiência visual ao acesso à leitura. A expectativa é que os equipamentos sejam entregues em 90 dias”.

 Em São José do Rio Preto, foi contemplada a biblioteca municipal “Dr. Fernando Costa”; em Fernandópolis, “Profa. Cleusa Maria Papani de Queiroz”; no município de Catanduva, “Embaixador Macedo Soares” e em Votuporanga, “Castro Alves”. No total, serão contempladas 62 bibliotecas municipais em todo o Estado.

KIT
 De acordo com o projeto enviado, as bibliotecas irão receber equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) ou do Kit Tipo 2 (que conta ainda com display e impressora em braile).

AVALIAÇÃO ATENDIMENTO
As bibliotecas beneficiadas deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados. Além de assegurar ao longo do tempo a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.