terça-feira, 16 de agosto de 2016


Evento, que é o único do interior de São Paulo, acontece de 17 a 20 de agosto e reúne jovens de todo o estado

Mais uma vez Catanduva é sede do FESCC – Festival de Corais Infantis e Jovens. O evento, que neste ano acontece de 17 a 20 de agosto, é o único do interior de São Paulo que reúne crianças e jovens para a apresentação de um repertório único, conforme explica a coordenadora do projeto, Marcela Milani. “Esse formato de festival foi inspirado no Gran Finale (São Paulo) e Carnegie Hall (Nova Iorque), seguindo um modelo em que as pessoas e corais não vêm apenas para cantar aquilo que estão acostumadas; elas passam pelos workshops para aprimoramento e atualização, e estudam um repertório único, com a apresentação final de todos juntos no último dia. No Brasil, são apenas dois festivais nesse estilo: o Gran Finale e agora o FESCC, que está na terceira edição”.
O FESCC reúne crianças e jovens de corais de todo o Estado e oferece workshops, apresentados por profissionais especializados, direcionados a regentes, professores e estudantes de música, para que aprimorem seu conhecimento e possam trocar experiências com outros colegas e com os próprios professores. “Nessa 3ª edição, a novidade será a formação do coro adulto, como opção para os inscritos no workshop”, destaca Marcela.
Com edições em 2014 e 2015, esse ano o FESCC recebe 110 crianças e 55 adultos. Entre os convidados para os workshops estão Lilia Valente, atual regente dos corais da ONG Aprocima e do grupo independente Vozes do Amanhã; Patrícia Costa, regente, arranjadora e diretora cênica; o pianista Pablo Lapidusas; Eduardo Fernandes, pesquisador de percussão corporal aplicada à música coral; e Danilo Frederico, cantor, preparador vocal e pianista. “Teremos muita qualidade nos workshops, com esses profissionais que são referência. E o concerto final será elaborado por eles, com um repertório único e cerca de 180 pessoas em cima do palco. Será emocionante”, ressalta a diretora do festival, Patricia Supi.

PROGRAMAÇÃO
Para o público em geral, fica aquele incentivo à cultura e o convite para participarem dos eventos abertos. Na quinta-feira, dia 18, acontece o Concerto Solo Pablo Lapidusas por Pablo Lapidusas, às 20 horas, no Centro Cultural (Biblioteca Municipal)- Avenida São Domingos, nº880. Na sexta, no mesmo horário e local, acontece a conversa aberta com os profissionais convidados Eduardo Fernandes, Lilia Valente, Pablo Lapidusas, Patrícia Costa e Danilo Frederico; e no sábado, às 19h30, o grande concerto, com apresentação única, no Schettini Eventos.
Os ingressos podem ser retirados na segunda e terça no Conservatório Santa Cecília, e a partir desta quarta,17,  no Centro Cultural até uma hora antes do evento, lembrando que a entrada é franca”, completa Marcela.    
A programação completa de workshops está disponível no site www.fescc.com.br
O FESCC é realizado pelo Conservatório Santa Cecília e tem aprovação do Ministério da Cultura do Governo Federal. Mais informações podem ser obtidas no site www.fescc.com.br e pelo email contato@fescc.com.br.