quarta-feira, 21 de setembro de 2016


Para primavera de 2016 se espera um volume de chuvas próximo da média histórica


Foto: Divulgação internet
Tem início nesta quinta-feira, 22, a partir das 11h21 a estação primavera que seguirá até 21 de dezembro de 2016, às07h44.
Segundo o INMET- Instituto Nacional de Meteorologia, climatologicamente, a primavera em São Paulo é conhecida por ser uma estação de transição, que faz a passagem do período mais frio e seco do ano (inverno) para o mais quente e úmido (verão).
Neste mês, os dias passam a ter maior incidência de energia solar em relação aos meses anteriores e com isso, em média, as temperaturas sofrem significativa elevação. Entretanto, podem ocorrer invasões de ar frio, que provocam bruscas mudanças de tempo e temperatura.
“É na primavera que são observados os dias com maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e a mínima do dia) e quando também são registradas as maiores temperaturas máximas absolutas do ano, sobretudo nos dias que antecedem a chegada de frentes frias”, destaca.
Ainda segundo o INMET, neste período as chuvas passam a ser mais intensas e cada vez mais frequentes, sendo comum a ocorrência de eventos com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por raios, rajadas de vento e por vezes com granizo.
Com base na climatologia, é a partir de outubro que passa a vigorar a estação chuvosa no estado de SP, quando há um aumento bastante significativo no volume de chuvas.
Para primavera de 2016 se espera um volume de chuvas próximo da média histórica na maioria das regiões, podendo ficar ligeiramente acima da média no nordeste e extremo sul do estado.
                                                                                            

Fonte: INMET