domingo, 5 de fevereiro de 2017


A Junta Militar é responsável pela etapa de alistamento de jovens do sexo masculino, aos 18 anos

Créditos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Catanduva
O prefeito de Catanduva Afonso Macchione Neto (PSB), junto a 16 prefeitos da região, tomaram posse do cargo de presidente da Junta Militar de Catanduva na última quinta-feira. 02. A cerimônia cívica foi realizada na sede do Paço Municipal, obedecendo a legislação militar. No ato, Macchione fez o juramento perante a Bandeira Nacional, comprometendo-se em cumprir os deveres relativos ao serviço militar e assinou o Termo de Posse.
 O cargo de presidente da Junta Militar é vinculado à função de prefeito e segue até o final do mandato. A partir de agora, ele responde oficialmente pelo posto e ficará sob sua responsabilidade as instalações e manutenção adequada da Junta Militar local.
Dentre as atividades, a Junta Militar é responsável pela etapa de alistamento de jovens do sexo masculino, aos 18 anos. Somente no ano passado, mais de 41 mil alistamentos foram registrados no noroeste do Estado de São Paulo, que compreende 213 municípios. O posto de atendimento também presta serviços de obtenção de documentos de natureza militar.
 Região 
A solenidade de posse foi extensiva aos prefeitos: Lairto Luis Piovesana Filho – Prefeito de Itajobi, Maria Felicidade Peres Campos Arroyo - Prefeita de Tabapuã, Edvard Alberto Colombo – Prefeito de Ibirá, Márcio Perpétuo Augusto – Prefeito de Marapoama, Rubens Francisco – Prefeito de Elisiário, Fábio Donizete da Silva – Prefeito de Novais, Aroldo Pereira Ciocca – Prefeito de Irapuã, Genivaldo de Brito Chaves – Prefeito de Sales, Joamir Barboza – Prefeito de Ariranha, Wilson Farid Casseb – Prefeito de Paraíso, Rogério Cleber Peres – Prefeito de Embaúba, Alcemir Cássio Greggio – Prefeito de Urupês, Maria Inês Bertino Myada – Prefeita de Pindorama, Toshio Toyota – Prefeito de Novo Horizonte, Vladimir Antonio Adabo – Prefeito de Borborema, e Vera Lúcia de Azevedo Valejo – Prefeita de Catiguá.  Os prefeitos também foram empossados ao cargo de presidente da Junta Militar de suas respectivas cidades
 Palestra
 Antes da cerimônia, os prefeitos participaram de uma palestra com orientações sobre a nova etapa. O tenente coronel Aníbal Silva Batista, chefe da 5ª circunscrição do Serviço Militar falou sobre o papel de cada presidente e a importância de uma gestão atuante frente aos compromissos cívico-militares.
 “Os presidentes são representantes do Estado no momento de transição da vida dos adolescentes para juventude. Temos que prestigiar esse momento”, resumiu.