sexta-feira, 30 de junho de 2017

Evento ocorrerá simultaneamente com a realização da 5ª edição do Unimed na Praça 

Neste sábado, dia 1º de julho, sábado, será realizada a 5ª edição do Unimed na Praça em Catanduva, na Praça da Matriz. O evento, das 9 às 13 horas, celebra também o Dia do Cooperativismo, o Dia C, comemorado anualmente, em todo o País, no primeiro sábado de julho. A grande novidade será o trabalho de educação ambiental que será realizado dentro do evento, como forma de conscientizar o catanduvense sobre a importância da reciclagem e do plantio de árvores.

Para esta edição, a Unimed Catanduva preparou uma extensa programação, com atendimento gratuito focado na saúde, apresentação de atrações culturais, diversão para as crianças e, ainda, o trabalho de conscientização e educação ambiental em parceria com o Viveiro Municipal de Mudas, a Cooperativa Recicla Catanduva e a empresa Tetra Pak.

“Será um evento muito enriquecedor para todos, além do atendimento à saúde realizado pelo Unimed na Praça, com a inclusão do Dia C, que é uma promoção da Organização das Cooperativas de São Paulo (Ocesp), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), somaremos ações focadas no desenvolvimento sustentável e ampliaremos a ação social já desenvolvida pela cooperativa à população”, disse o Diretor de Desenvolvimento e idealizador do programa, Prof. Dr. Durval Ribas Filho.

Na área da saúde, a cooperativa oferecerá serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), com medição de peso, altura e circunferência abdominal, e orientação nutricional. 

Nas atrações culturais, o programa levará a praça a apresentação musical e clássica do grupo Martha Ocon e seus alunos, a cantora Dayse de Paula, com o melhor do rock pop, contará ainda com animação e intervenção cultural, com o grupo Flor de Chita da Dellarte, com direção de Rafael Back e haverá apresentação de dança com três grupos da Instituição de Assistência Social Ezequiel (IASE), de Santa Adélia, outras atrações serão confirmadas. 

Para as crianças, serão oferecidos, gratuitamente, pula-pula, pipoca, e pintura facial.     

Sustentabilidade 

Com o foco na consciência ambiental e na valorização de trabalhos que oferecem mudança para o mundo, a Unimed Catanduva com apoio da Prefeitura de Catanduva, em parceria com o Viveiro Municipal de Mudas doará mudas de árvores frutíferas e para calçadas para a população presente na praça da Matriz. 

A população também receberá orientação técnica com a jardineira Aparecida de Souza Galli, funcionária do Viveiro Municipal, que ensinará a forma correta do plantio e cuidados com o desenvolvimento da planta, além de apresentar os benefícios da arborização no ambiente urbano. 

Em outro espaço, o educador ambiental Thiago Maravelli, juntamente com cooperados da Cooperativa Recicla Catanduva levará à praça orientações de como destinar de forma correta os materiais recicláveis, além de apresentar diferentes produtos reaproveitados e transformados pela empresa Tetra Pak, após o processo de reciclagem, como exemplo uma caixa de leite longa vida que pode se tornar uma telha, caneta e até bolsa. 

Dia C
O Dia C é um compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e igual. São milhares de ações voluntárias em uma grande corrente do bem. O Dia C é considerado a maior rede cooperativista de voluntariado do Brasil e desde 2016, o Dia C passou a colaborar com a agenda da ONU para um mundo melhor, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.