terça-feira, 11 de julho de 2017


Evento foi marcado com ações de saúde, sustentabilidade, social e cultural

O Unimed na Praça, realizado pela Unimed Catanduva, junto com o evento do Dia Internacional do Cooperativismo, o Dia C, promovido em São Paulo pela regional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SP), no dia 1º de julho em todo o País, foi um grande sucesso e reuniu mais de duas mil pessoas na praça da Matriz. O tema do Dia C foi sustentabilidade. O evento contou com ações focadas em saúde, sustentabilidade e cultural, sempre levando-se em conta o sétimo Princípio do Cooperativismo: Interesse pela Comunidade.

Para realização do evento, a Unimed Catanduva contou com a parceria da Cooperativa Recicla Catanduva, do Viveiro de Mudas da Prefeitura Municipal e da empresa Tetra Pak, produtora de embalagens. Além disso, contou com a contribuição de vários artistas e entidades na área cultural, como Blue Angel Voices, da Cia Marta Ocon; a cantora Dayse de Paula e banda, o grupo Flor de Chita da Associação Dell’arte e o Instituição Social Ezequiel (IASE), de Santa Adélia , com apresentações de dança, capoeira e gibiteca para as crianças.
Com o Unimed na Praça, o público pode aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, medir o Índice de Massa Corporal (IMC), e receber orientação nutricional. Foram atendidas 256 pessoas no circuito de saúde, das quais 52,73% foram diagnosticadas acima do peso, 7,82% com a pressão arterial alterada, e 9% com o diabetes alterado.

Além de cuidar da saúde, o público recebeu orientação sobre a separação correta de materiais recicláveis, com a interação de cooperados da Cooperativa Recicla Catanduva, orientação sobre sustentabilidade com dicas de processo de reciclagem, com o educador ambiental Thiago Maravelli, atividade da qual a Unimed Catanduva recebeu apoio da empresa Tetra Pak.

Além disso, foram distribuídas 100 mudas de árvores frutíferas e para calçadas, obtidas numa parceria com o Viveiro de Mudas da Prefeitura de Catanduva. A jardineira Aparecida Souza Galli orientou as pessoas de como fazer o plantio e entregou panfletos com informações. O supervisor de Educação Ambiental e Zoológico do Viveiro, Adilson José Ravazzi, também esteve presente prestigiando o evento.

“A quantidade de pessoas que aderiram ao evento superou às nossas expectativas. E o mais importante é que a Unimed Catanduva em parceria com o Sescoop e parceiros locais conseguiram transmitir o recado com os cuidados com a saúde e sobre a importância da prática de sustentabilidade no dia a dia”, disse o Diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Prof. Dr. Durval Ribas Filho.

Para o presidente do Sistema Ocesp-Sescoop-SP, Edivaldo Del Grande, unir o Dia C ao evento Unimed na Praça, já em sua 5ª edição e consolidado na cidade, foi uma excelente iniciativa da Unimed Catanduva. “Além disso, a programação do Dia C, com atividades de educação ambiental, atendimento à saúde e atrações culturais, com certeza ajuda a divulgar o cooperativismo e o trabalho de qualidade realizado pela Unimed Catanduva, além de aproximar, cada vez mais, o movimento cooperativista da comunidade", ressaltou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Catanduva (ACE), Paulo Henrique Pacheco de Melo, que esteve no local, destacou o trabalho da cooperativa como exemplo para cidade e até para o País. “O que mais admiro é que a Unimed Catanduva sempre comemora o Dia do Cooperativismo em um evento de grande porte, além de exercer o cooperativismo com uma força muito grande. De fato, a Unimed Catanduva é um exemplo de cooperativismo para nossa cidade e o País inclusive. Desejo a Unimed Catanduva sucesso sempre pela coragem e empreendedorismo”, disse.

Diversão 
Ainda no evento, houve diversão para a garotada com pula-pula e pintura facial oferecidos pela Unimed Catanduva. Todas ainda puderam acompanhar as ações se saboreando com deliciosa pipoca distribuída gratuitamente aos presentes.
A dona de casa Luciana Suzigan Theodoro, 39 anos, que participou do circuito elogiou a iniciativa e destacou as atividades voltadas para as crianças. “Um projeto bem interessante, que além de ver como está a saúde, oferece entretenimento para as crianças”, disse.
Os presentes ainda conferiram apresentações culturais, com Martha Ocon Blue Angel Voices com o melhor do MPB, Dayse de Paula e Banda com sertanejo universitário e rock, grupo Flor de Chita da Dell’arte com direção de Rafael Back com intervenção Travessias, e dança de capoeira com o professor Anderson Conceição, hip hop com a coreografia de Gerson Faria, e jazz com a coreógrafa Ana Carolina de Aquino, com alunos da instituição social IASE.
“É de extrema importância essa inciativa da Unimed Catanduva de fomentar a preservação ao Meio Ambiente, a preocupação com a saúde de cada um, tudo isso mostra o trabalho sério feito pela equipe da Unimed em tantos anos com a realização de um evento tradicional”, disse Gilson Soares de Carvalho -  presidente da IASE.
A cantora Martha Ocon também parceira do evento, registrou seu elogio. “Mais uma vez foi ótimo, um público maravilhoso”.